segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os currículos das escolas brasileiras trazem alguns livros da literatura brasileira como obrigatórios para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio.
Isso não deveria acontecer, pois a leitura obrigatória pode deixar o leitor sem estímulos, perdendo a mesma o seu valor.
Que graça tem ler um livro que não esteja gostando ou não entendendo?
Nessa condição, muitos jovens criam aversão à leitura e perdem total interesse pelas mesmas.
Melhor seria se as escolas ensinassem os alunos a manterem atitudes de gosto diante do ato de ler.
Procurar livros que apresentam temas interessantes é uma boa forma de mudar essa visão.
Visitar bibliotecas públicas também pode despertar o interesse pela leitura. Pelo menos uma vez por semana tire uma hora para freqüentar um local que tenha grande diversidade de livros. Aos poucos desenvolverá o hábito da leitura.
Compartilhar a leitura com algum colega também é uma forma interessante de praticar. Cada um fica responsável por uma página ou capítulo, dependendo do combinado.
Participar de círculos de livro, onde as trocas são promovidas ou mesmo a aquisição de livros novos. E empreste seus exemplares para que seus amigos aprendam a emprestar os deles também, gerando uma troca de conhecimentos.
A leitura é um patrimônio cultural, que traz novas aprendizagens, desenvolve a escrita e o vocabulário do leitor, deixando-o mais crítico diante da própria vida.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário